Oi, internet ♥

Seja bem vindo se você é novo por aqui. Se já veio outras vezes, fico feliz por ter voltado ♥. Ah, eu sou a Moniele - mas pode me chamar de Moni, tá? Você está em casa, pegue um chá e tire os sapatos.

@mmoniele

Qual curso fazer na faculdade? ♥ Jornalismo



Sei que o último ano do ensino médio, é um momento de decisões e dor de cabeça. A apreensão por sair da zona de conforto, e embarcar em uma viagem completamente desconhecida é torturante. É... FACULDADE.

Vejo que muitas de vocês tem o mesmo problema, que é : O QUE REALMENTE DEVO CURSAR? Escolher o curso que realmente se encaixa com você, é uma decisão difícil, porque serão 04 anos para se formar, cheio de trabalhos e provas, matérias  e pouco tempo para anotar conteúdos e no fim, terá que ser aquilo que te faça levantar de manhã, com um sorriso no rosto e um bom dinheiro no bolso. Até porque, a maioria se forma para ter uma profissão, e uma vida financeira O.K.

Pensando nisso, a partir de hoje (SEGUNDA-FEIRA) teremos uma série de post no blog, sobre profissões. Até  o dia do enem, irei entrevistar várias pessoas, de determinados cursos de faculdade, para dar uma clareada nas ideias.

Até porque, uma coisa é ler na internet o que aquela profissão exerce, e outra, é saber realmente como funciona o curso.

As entrevistas irão ao ar, toda semana tá?

E para começar, como vocês sabem, eu faço jornalismo, então, vou contar um pouquinho de como funciona o curso, salário, áreas que poderá trabalhar e etc.

GERAL SOBRE O CURSO DE JORNALISMO (RESUMINDO):  Muitas pessoas fazem jornalismo porque gostam de escrever e ler.  Acho que principalmente agora com a repercussão que ter um blog está dando, muitas pessoas apostam no curso ainda mais. Afinal, um jornalista precisa ser informado e ter um bom conhecimento em português. E isso, se encaixa perfeitamente no quadro atual da blogosfera.

Porém, o jornalismo, vai muito além de gostar de Ler e escrever e até mesmo ter um blog. Você tem que gostar de Ler e escrever sobre TUDO, de passar noites sem dormir porque precisa ler um livro SUPER, MEGA CHATO do ano da sua tataravó e fazer um trabalho para entregar amanhã com base no que leu. Precisa ter paciência para absorver noticias em geral, não só aquelas que você tem interesse, e em geral, ouvir mais do que falar. No Jornalismo, mesmo que você tenha várias áreas para trabalhar, não vai ganhar rios de dinheiro, e nem ser renomado como o William Bonner (ou vai, né?) haha.  Dependendo da área/empresa que você trabalhar, você vai ganhar como salário um piso de um estagiário em Administração.  Fazer jornalismo, é se manter antenado sobre tudo o que acontece no mundo, porque essa é a sua profissão. Ser os olhos, e os ouvidos do mundo.

QUANTO UM JORNALISTA GANHA?  Como eu disse, um jornalista é um jornalista por amor haha. Porque, você gasta mais pagando a faculdade, do que receberá ao longo da sua vida. ( A não ser que seja uma Fátima Bernardes ou William Bonner, como eu disse  ). Em média, seu piso salarial será de R$ 2.500 DE ACORDO com a Fenaj. É claro, que esse valor pode mudar de acordo com a empresa que for contratado. PORÉM, você trabalha 5 horas por dia (na capital de SP), e recebe esse salário. Obvio, que tudo muda dentro de uma empresa, as vezes, nada disso acontece. Mas aí, vai de você aceitar ou não o emprego né?  Mas de qualquer forma, você também pode trabalhar em assessoria de imprensa, e ganhar milhões. 

PRECISA DE DIPLOMA PARA SER JORNALISTA? Uma pergunta, que ouvi muuuuuito no meu primeiro semestre, e que até eu estava em dúvidas se devia ou não, arriscar em jornalismo por conta disso.
NÃO. NÃO PRECISA DE UM DIPLOMA PARA SER CONSIDERADO UM JORNALISTA.
SIM. PRECISA DE UM DIPLOMA PARA SER JORNALISTA.
as duas coisas tem grandes diferenças  Hoje, qualquer pessoa pode pegar um microfone, sair na rua e fazer uma matéria. Não precisa necessariamente, ser uma pessoa formada, ou com o mínimo de conhecimento na área. 
Porém, para você entrar em uma globo da vida, uma record, SBT, e qualquer emissora que seja, é exigido um diploma.  E não só em emissoras. Revista, editoras, assessorias, clipagens. TUDO ISSO, é exigido um diploma, mesmo que "subliminarmente". 
 Ou seja, não deixe de fazer jornalismo por isso.

QUAIS ÁREAS EU POSSO TRABALHAR? EM TODAS!!  Você pode ser blogueira formada haha, pode trabalhar com jornalismo investigativo ( que é muito, muito, muuuuuuito louco), pode trabalhar com clipagem. ( Clipagem de jornal, é uma área pouco conhecida do jornalismo, mas que paga bem), em uma editora, sendo colunista de uma revista, ancora de emissora, repórter, tv e rádio, produtoras, assessorias, redação, como chefe em diversos segmentos de onde você escolher e etc.

Além de tudo, você também pode trabalhar como Freelancer ( ou seja, direto da sua casa, prestando serviços para uma pessoa, ou empresa X. Você faz o seu horário e o seu salário), pode ser professor de faculdade, que também PAGA MUITO BEM. Principalmente em faculdades privadas. Ah, e antes que eu me esqueça, existem diversas outras áreas, mas, você pode trabalhar com mídias sociais e fotojornalismo também :D. 

COMO SÃO AS AULAS NA FACULDADE? É difícil dizer como é todo o curso, porque eu ainda não terminei, por isso teremos uma "entrevista" com uma pessoa que já é formada na área. 
Porém, posso dizer que, o primeiro semestre, como algumas pessoas falam que é o semestre para você decidir se realmente era aquilo que estava procurando, eu digo que, não é bem assim.
No primeiro semestre, você tem aulas mais "teóricas", Filosofia ética e contemporaneidade, História da Comunicação, estudo da semiótica, e etc. Porém, é no segundo semestre que as coisas começam a apertar mesmooooooo. E é dele, que você tira uma base do que realmente gosta e quer da sua vida.
Geralmente, as aulas variam de instituição acadêmica para instituição acadêmica, mas, no geral, você vai ter geopolíticaintrodução ao jornalismo, formação e informação de opinião, assessoria de imprensa, fotojornalismo, aprende a editar vídeos e fotos e etc. Tudo o que você precisa para ser um ótimo jornalista.

MAS ENTÃO, VALE A PENA FAZER JORNALISMO? Eu infelizmente não posso dizer para você, se realmente vale a pena ou não. Mas, EU posso dizer que estou amando o curso. Cada dia aprendo como é o mundo perante os olhos de alguém que entende do assunto. Percebo, que nós, futuros jornalistas somos os olhos e ouvidos do povo, e é a  nossa responsabilidade mante-los informados de uma forma verdadeira.

Como eu disse, pode ser que você não seja milionário, e que não ganhe mais de 5 mil reais por mês, mas, se você tiver amor pelo teu curso, e prazer na sua profissão, vai tirar de letra cada perrengue que passar.
Coloque na balança, tudooooooo o que você gosta e não gosta, acrescente o que te faz querer fazer jornalismo e você vai decidir se vale realmente a pena arriscar nesse ramo.

Sei que é difícil decidir o que fazer da vida, mas, como eu disse nesse post: terminei o ensino médio. E agora?, você não precisa ter pressa e pular um degrau que não se sente preparado, mas espero que a série que estamos preparando para você, seja de grande ajuda.

Se você tiver curiosidade em saber sobre alguma profissão que está em dúvidas, deixe nos comentários que eu vou fazer o possível para entrevistar alguém da área.
E claro, se tiver outras dúvidas sobre jornalismo, pode deixar nos comentários, ou mandar e-mail para julietas1001@hotmail.com, que eu também respondo.



      Facebook  ♥ Instagram ♥  twitter ♥  

|Nós vemos lá no snapchat todos os dias: mony_hack.

Comentários

  1. Faço publicidade, mas amo o jornalismo! Meu sonho hoje é trabalhar em um veículo de comunicação, não fiz o curso de jornalismo porque não abriu turma na faculdade o que é foi muito triste, mas a publicidade também abre muitas portas nesse meio! Um profissão linda!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  2. Faço publicidade, mas amo o jornalismo! Meu sonho hoje é trabalhar em um veículo de comunicação, não fiz o curso de jornalismo porque não abriu turma na faculdade o que é foi muito triste, mas a publicidade também abre muitas portas nesse meio! Um profissão linda!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  3. Julii, realmente é muito complicado definir qual carreira seguir, é uma decisão muito importante e que reflete em nosso futuro. Qro fazer psicologia ano qe vem, então Deus qe abençoe nossas decisões...

    www.lomaramires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu vou tentar design gráfico mas como segunda graduação eu quero muito jornalismo, vamos ver se a vontade vence a falta de coragem! hahah Ficou muito bom o seu post super explicadinho, tirou muitas dúvidas minhas e acredito que de outras pessoas também. :D

    ResponderExcluir
  5. Acho o curso de jornalismo muito legal, mas nunca tive vontade de fazer, gostei do seu post, vai ajudar muito quem quer fazer esse curso

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esclarecer sobre o curso que se faz é sempre bom para ajudar as pessoas que ainda estão perdidas. Parabéns pelo post, adorei! Estou seguindo, apareça lá no blog. Beijos e sucesso! ♥

    http://www.escrevicomflor.com

    ResponderExcluir
  7. Post de utilidade públicaaaa <3
    Ai, adorei saber todas essas informações. Jornalismo é uma área que me interessa MUITO, mas o salário desanima um pouco :/
    Mesmo assim, o amor pela profissão compensa.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Seu post ficou bem esclarecedor, eu faço RH e demorei muito pra decidir que era isso que queria. Uma das opções que eu queria fazer era jornalismo, ainda acho bem legal.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  9. Faço jornalismo na faculdade também e estou adorando o curso. Não quero ser necessariamente jornalista, mas vejo que o curso abre muitas portas para diversas áreas. Pra quem gosta de ler e escrever e gosta de novidade é o curso certíssimo. Adorei seu post, salvei o link aqui pra colocar no próximo links da semana lá do meu blog <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Lau, não sei se quero atuar na área, ou fazer alguma outra extensão sabe?

      EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA \O/ obrigada <3

      Excluir
  10. Que legal esse post. Escolher um curso é bem difícil.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler sobre cada profissão! é muito difícil esse tipo de escolha e fico muito feliz quando encontro posts que relatam a vivencia mesmo do curso!

    Adorei a iniciativa linda, beijoooos ....

    www.rebobineosfatos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sempre admirei esse curso. Mas sempre achei que não era pra mim. Acredito que vai ser difícil mas qual não é?! Parabéns pela sua escolha.
    Bjs!

    brunajennyfer.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Quando eu tava no 3, era cheia de duvidas tbm, ate comecei jornalismo, e hoje as vezes acho q devia ter continuado hahaha...
    Eu tenho um blog q eu nao mexo faz mto tempo que ainda faz sucesso sobre isso, talvez te ajude ( http://escolhaasua.blogspot.com.br/ )
    http://phalto.blogspot.com.br/
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Nossa o ultimo ano é realmente um desespero hahaha, Jornalismo era uma das minhas opções mas acabei optando por Direito, ainda me pergunto as vezes: sera que é isso mesmo? mas estou gostando do curso, não é bem o que eu imaginava mas mesmo assim é um ótimo curso! :D

    http://www.limaocomacucar.com/

    ResponderExcluir
  15. Acho esse tipo de post muito interessante e válido para quem está em dúvida para escolher a carreira. Tive muita dúvida e na minha época não tínhamos tanta informação assim. Parabéns pela inciativa. Seu blog é lindo!
    Boa quarta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tens toda a razão, nós jornalista fazemos isso por amor e não pelo dinheiro!

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  17. Jornalismo é uma área muito legal, já pensei em fazer, mas fiquei na dúvida se realmente é isso que quero!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. amei as dicas, eu passei por isso a 4 anos atrás logo logo estarei formada se Deus quiser, para mim não foi tão complicado escolher minha área, eu achava que me identificavva rsrs, ai escolhi bacharelado em Sistemas de informação, é algo que eu gosto
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ameeei o post! Já pensei em fazer Jornalismo no Ensino médio e acabei fazendo engenharia da computação ahahahah sim sou indecisa ahahah na verdade pensei em todos os cursos possíveis! Gostei bastante da sua ideia, vai ajudar bastante pessoas! ♥

    um beeijo bonitaa ♥

    E aí, Bonita!

    ResponderExcluir
  21. Já quis muito fazer jornalismo investigativo...


    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  22. Minha mãe sempre fala que nasci pra ser Jornalista, porém amo a parte de Web. E aqui na minha região nem tem mta área pra trabalhar como Jornalista então deixei isso um pouco de lado. Mas é fantástico msm, quem sabe em breve eu faça esse curso. Ótimo post, parabéns!!!!


    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  23. Adorei este post! Bastante interessante :)
    Beijinho
    http://blogthebestofme.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  24. Jornalismo foi e sempre será a minha paixão, não me arrependo dessa escolha kk mas é claro nem tudo são flores é uma profissão bem concorrida, como toda profissão o jornalismo é assim também você aprende mais na prática, comigo foi assim, é importante todos os trabalhos e projetos da faculdade mas quando você entra no estágio e mercado de trabalho você percebe que precisa se destacar em alguma coisa, ter algo que seja diferencial, o meu blog foi algo que me auxiliou no primeiro estágio estava concluindo o primeiro semestre e entrando no segundo concorrendo uma vaga numa Assessoria de Imprensa com a galera do 5º e 6º semestre, sem experiência nenhuma, coloquei o link do meu blog e tudo o que fiz nele, desde os textos, programação, visão do blog e foi algo que me ajudou naquela vaga, minha responsabilidade era o Clipping mas pense kkk o clipping manual da antiga, medir com a regua a centimetragem, cortar e colar folha de jornal, fazer a valoração, salvar pdf, montar relatório era bem exaustivo, dpeois fui para a Redação que é a area de interesse da maioria mas eu me identifiquei tanto com a Assessoria e quando sai do meu primeiro estágio me "recomendaram" a tentar outra área do jornalismo algo haver com design e programação, mas sabe quando você está decidido em uma área? Depois consegui um estágio top num Ministério, na ASCOM onde tenho acesso aos veículos de todo o Brasil e os principais do exterior, o famoso Maxpress, controle, relatório e respostas de demandas a imprenssa, acesso ao publicador do site oficial do Ministério e outras fnções e dessa vez sem o bendito clipping kk pois já existe uma empresa que presta serviço digital referente ao clipping. Como eu ouvi num workshop com um jornalista da Globo, você deve buscar uma área de interesse na profissão e se aprofundar nela.


    http://www.caprichadissimas.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu AMEI esse post!!!! Ano que vem entrarei na faculdade e cursarei PP, porém, tenho TODA CERTEZA absoluta, que a minha pós será em jornalismo! Trabalhar/estudar na área de comunicação me fascina. Amei o blog, lindona <3
    www.eaigabs.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário