Oi, internet ♥

Seja bem vindo se você é novo por aqui. Se já veio outras vezes, fico feliz por ter voltado ♥. Ah, eu sou a Moniele - mas pode me chamar de Moni, tá? Você está em casa, pegue um chá e tire os sapatos.

@mmoniele

Terminei o ensino médio. E agora?



Chega uma hora, que todo mundo termina o ensino médio, e aí, a realidade começa a bater na porta, e a responsabilidade de passar em um vestibular, tirar uma boa nota no ENEM, conseguir uma federal dos sonhos chegam apertando a garganta.  Eu sei, você não é a única que está passando por isso. Faz nem 1 ano e meio que saí do ensino médio, e TUDO me entende? TUDO, começou a mudar. Mas, algo que não me ensinaram na escola, foi os efeitos colaterais que abandonar a rotina traria.  Porém, no fundo, até que é bom viu?

Algo que você vai reparar muito, como eu disse uma vez nesse post 5 verdades que você precisa saber sobre a vida é que, como os seus amigos da 8º série, os seus amigos do 3º médio, dificilmente, permaneceram juntos. Claro, não é algo que posso generalizar, mas, é uma realidade. Eu por exemplo, não tenho tanto contato  com as meninas que foram minhas bff's  a menos de dois anos. E isso é ruim? SIM, mas você fica sozinha? NÃO. Apesar do contato ainda existir, a amizade não é a mesma, e de uma hora para a outra, elas somem.

Algo que precisamos aprender a lidar, são com as voltas que o mundo dá. E algo que aprendi foi que, o fato de elas terem ido, não significa que nossa amizade tenha sido "falha" mas, os ventos vem, e levam as pessoas junto com os seus sonhos. E esse também é o seu caso.

Terminar o ensino médio, NÃO é o fim do mundo. Muito pelo contrário, é uma nova etapa que se inicia, começar a planejar seus passos, a procurar se encaixar em alguma coisa, a tentar ter uma vida financeira própria, são um dos sinais, de que o amadurecimento, vem junto.

Quando eu terminei o médio, fiquei perdidinha, sem saber para onde ir. Enquanto via uns amigos entrando na faculdade, eu ainda nem sabia o que queria pedir para comer no almoço. Tomar decisões nunca foi o meu forte, mas, foi necessário. Então, decidi, depois de 01 ano em casa, que iria cursar jornalismo na faculdade. E cá entre nós, não me arrependo NADA.

3 DICAS

NÃO SE APRESSE PARA ENTRAR NA FACULDADE, SE VOCÊ NÃO SABE O QUE QUER CURSAR!
Um dos grandes erros que percebi, e tenho amigos que passaram por isso também, é entrar na faculdade, chegar até o 4 º semestre ou mais, e perceber que não era aquilo que queria. Além de gastar muito dinheiro, isso pode ser frustante para você. Não tenha medo de esperar para entrar na faculdade, não saia da escola e se jogue em um vestibular, só porque os seus amigos estão fazendo isso. Tudo tem o seu tempo de acontecer, e você está mais que certo (a) em esperar o seu. Se descubra, redescubra e só vai!!



ENTRE EM UM CURSINHO


Se assim como eu, você também estudou em uma escola publica, fazer um cursinho para prestar o ENEM ou, uma USP por exemplo, é totalmente válido. Antes vale, você perder um ano sem faculdade, do que, perder vários anos por não conseguir ingressar na dos seus sonhos. Fazer um cursinho, é um investimento. Se você não tem aptidão (como eu) para estudar sozinha, então, invista alguns meses/anos da sua vida nisso. Recomendo: ETAPA e OBJETIVO. apesar do curso ser beeeem puxado, você sai de lá, com um conhecimento melhor e uma oportunidade a mais para competir na vaga.
PS: Se você estudou em escola particular, não ache que fazer cursinho não vai te agregar nada. Por que vai, e você terá chances ainda maiores <3

FAÇA O QUE VOCÊ QUER FAZER, SEJA FELIZ, RESPIRE O AR DA "LIBERDADE" E ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE. ESTUDEEEEEEEE.
Preciso dizer muito? haha Espero que não, porque o post está BEM grande haha. Mas, aproveite os dias, anos ou meses em que vai ficar em casa para cuidar de você, fazer as coisas que não fazia enquanto estava estudando. Crie Hobbies, veja suas séries favoritas, crie um blog haha.  Aproveite também, para fazer cursos diferenciados.  Quer exemplos?  Óh : Teatro, Cinema, Fotografia e por aí vai. Se você já for uma blogueira, também pode aproveitar para criar um canal no youtube, aprimorar ainda mais o seu blog. E afins, o tempo que o ensino médio te dá, se você não tem pretensão alguma em entrar na faculdade no momento, aposte em outras coisas <3. 

O interessante é que, mesmo quando você sai do médio agradecendo a Deus por que finalmente acabou, você também sai com a sensação de 'está faltando algo' ' vou sentir falta'. Mas aí, vem a maré de novas oportunidades e você só tem que estar preparada para entrar dentro dela. Tropeços e dificuldades a gente tem em qualquer circunstancia, mas, as coisas boas acontecem. E minha amiga (o), você não sabe o que ainda tem por vir !! 
***

Na realidade, o post era sobre aquele assunto que algumas pessoas me perguntaram " Como eu escolhi o meu curso, a faculdade, por onde começar e afins". Mas, eu não podia falar de faculdade, sem começar falando do fim do médio. Mas, calma, aquele post está prontinho e logo logo, irei soltar aqui tá?

Qualquer dúvida, pedido de post, pergunta e afins, mande um e-mail para julietas1001@hotmail.com 

    Facebook  ♥ Instagram ♥  twitter ♥  SNAPCHAT: mony_hack


Comentários

  1. Hoje em dia rola aquela pressão pra se decidir imediatamente o que vai fazer para o resto da vida e acho que não é por aí. Todo mundo deveria tirar um ano para se conhecer, conhecer um pouco o mundo e as pessoas antes de decidir algo tão importante. Boas dicas!

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas são realmente boas! Eu to no segundo ano do ensino médio e eu tenho duas opções de curso, e qualquer um desses me faria feliz, hoje. Mas acho que daqui um ano e meio eu vou ter certeza do que quero... Adorei o tema do post.
    http://anexolivre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei o post.
    eu terminei o ensino médio e só agora eu decidi o curso da faculdade acredita?
    mas não tive pressa, preferir me encontrar, antes de fazer faculdade, só pra seguir um script. kk
    www.eaimenina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei seu post, terminei o médio ano passado e agr dps de 6 meses de cursinho ainda me sinto perdida, mas tenho fe que no final tudo dará certo.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. "Mas aí, vem a maré de novas oportunidades e você só tem que estar preparada para entrar dentro dela. " Exatamente isso ,quando eu terminei o ensino médio fiquei muito perdida primeiro pq meus amigos estavam cursando o cursinho pré vestibular junto com o colégio e eu não então eles terminaram e foram direito para a faculdade ,segundo pq eu nunca soube de verdade o que queria fazer ,mais o lance é dar tempo ao tempo que ele se encarrega de ter dar um novo caminho o meu hoje é no nono semestre de Engenharia ,mais pra frente eu não sei haha
    http://blogda-mah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, boa noite. Conheci seu Blog agora.. e amei.. tudo bem feito e de bom gosto.. Já seguindo seu blog. Bjss http://www.1001julietas.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu fui bem tranquila, terminei o ensino médio no ano seguinte fiz cursinho pré-vestibular, mas infelizmente não passei só entrei pra faculdade 2 anos depois! Não tenha pressa às vezes a gente escolhe errado e fica frustrada, melhor dar um passo de cada vez ;) Bjssss

    www.blogdatatah.com

    ResponderExcluir
  8. Se tem uma coisa que eu não pressa, é fazer faculdade sem saber o que realmente quero.
    Gostei das dicas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Eu não entrei para a faculdade, mas imagino o quanto deve ser complicado entrar no curso que não era o ideal.
    Enfim ótima dicas bjs

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma etapa muito boa....faça a escolha certa ! Fiz Sociologia e sou bem feliz com minha escolha !
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  11. Jesus, não quero nem pensar quando eu terminar o ensino médio! Ainda estou no primeiro ano, mas gente, o que não passa devagar é o tempo! Quando eu piscar já estaremos no final de 2015. Sinto um pouco de medo e frio na barriga, mas é bom, é uma sensação ótima essa de escolher o que queremos fazer, qual caminho e carreira seguir. ♥ Eu simplesmente adorei suas dicas e concordo plenamente com elas. Não adianta logo querer entrar em uma faculdade, se esforçar pra tal, se você nem sequer sabe o que quer realmente fazer da vida. Eu já tenho muitos planos na minha cabeça!

    Ju ✿ Blog Jubzoka (jubzoka.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas, são realmente valiosas.

    Aprendi a gostar da minha profissão, mas se eu não tivesse tido tanta pressa e pensado antes, poderia ser mais realizada profissionalmente.

    Sair do ensino médio é sempre complicado, por isso calma e pensar bastante é o melhor a fazer, e só para constar os meus "amigos" do ensino médio ficaram no ensino médio.

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu tive muita dificuldade em decidir o que iria cursar após concluir o Ensino Médio. Tinha muito medo de iniciar um curso e depois não gostar, pois isso faz a gente perder tempo e dinheiro.
    Hoje não me arrependo de ter esperado, pois sou realizada na minha profissão.
    Bjo!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Concordo, gata! Belo post.

    A primeira dica é fundamental, eu fui com pressa e acabei não gostando do curso.

    Bjos

    http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas! Eu já sei o que quero cursar, moda ou jornalismo! :)
    Aah... Escolhi você para responder a tag Liebster Award! Ficaria muito feliz se você respondesse. As informações estão no meu blog: http://futricandomoda.blogspot.com.br/2015/06/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  16. Bizarro é que eu sempre soube o que eu queria, mas...eu poderia ter me dado mais tempo pra aprender, evoluir e fui direto pra faculdade, o que não deu certo. Agora voltei a estaca 1, de onde eu deveria ter começado quando terminei o em: Cursinho! É uma longa história, mas basicamente as dicas que você deu são MUITO valiosas!

    É melhor "perder" tempo se aprimorando e se descobrindo, do que entrar de cabeça em algo que você não tem certeza e ser infeliz.

    Beijo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas. O importante é não ficar parado no tempo, mas realmente não se apressar também é essencial Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário