Oi, internet ♥

Seja bem vindo se você é novo por aqui. Se já veio outras vezes, fico feliz por ter voltado ♥. Ah, eu sou a Moniele - mas pode me chamar de Moni, tá? Você está em casa, pegue um chá e tire os sapatos.

@mmoniele

5 verdades que você precisa saber (sobre a vida)





Apesar dos apesares, eu sempre fui uma garota de dar conselhos e não de receber conselhos ( a não ser pelo Jeff, que eu reencontrei depois de 1000 anos por acaso, em uma viagem com uns amigos ) , mas isso é  um outro assunto. Talvez pelo fato de me importar demais, de me guardar demais, de não falar muito sobre a  minha vida sabe ? Para outras pessoas.
Mas, talvez por ser essa garota toda “ reprimida “ quando o assunto é colocar a tristeza para fora, que não seja escrevendo, cantando ou tocando, aprendi  5 coisas que todo mundo devia saber. E que você, também tem que saber.

 - Você provavelmente não vai ( com certeza ) casar com o seu 1º namorado // Se alguém tivesse me dito isso a 2 anos atrás eu teria evitado muita coisa.   Tipo, ele era um cara legal, mas eu já nem sei mais se  era o meu cara. E eu só fui entender isso, depois que levei um fora dia 24.12.2012 .  E eu cresci muito. Aprendi muito.  Me arrependi também. Mas faz parte. São consequências e a gente precisa passar por isso, só para aprender a valorizar a vida que segue.

- Seus gostos vão mudar, assim como a cor do seu cabelo // Quando eu cheguei aos 15/16 anos e não faz muito tempo ( tenho 18 eu sei ) , muita coisa começou a acontecer comigo, até o namoro com o carinha que não era meu cara. Comecei a gostar de rock, a me afastar da igreja, a querer mudar a cor do cabelo ( por que estava enjoada da minha cara ) , a odiar frango ( mas frito, era vida ), a ver tudo errado, fazer greve de fome, a não ser mais a filinha do papai, querer fugir de casa... Rebeldia. Perdi o gosto pelas coisas, fui lembrando do passado e algumas coisas que quando criança eu não entendia.  A perceber que era indecisa.  Faculdade ? não sei até hoje. Mas isso, eu conto melhor em outro post. Ai você chega aos  17/18 anos e percebe que acontece. Paciência. FASE , só fase.  E alguns gostos permanecem, só que outros.. Continuam mudando.  Mutação.  Existe.

- Ser independente  //  Desde os meus 16 anos eu trabalho, mas por que eu quis que fosse assim sabe ? Mesmo que meus pais tenham me influenciado e me educado a poder contar sempre comigo mesma para algumas coisas, querer  realizar os próprios sonhos pelos seus méritos, querer  ser reconhecida por coisas boas, querer fazer gastronomia só para poder cozinhar e fazer daquele jeito, querer morar sozinha.  Isso não é errado, mas é algo que tem que vir de nós e não dos outros.  Você ainda vai passar por muita coisa, e não importa se tem 10 ou 50 anos, as coisas não param de acontecer, a responsabilidade não para de aumentar.  Mas você tem que aprender a confiar em si mesma e ser dependente de vocês mesma. São coisas simples, mas que fazem  tanta diferença que você não imagina.

-  Seus amigos da 8º série, não serão seus amigos do ensino médio //  Faz 3 anos que eu terminei a 8º série e meu, foi o melhor ano da minha vida. Eu ainda sabia o que era uma vida saudável sabe ? Não estou falando de namoros, preocupações ou nada relacionado, estou falando de uma felicidade tão guardada que a gente questiona se existe ou não.  Felicidades remotas que confundimos com tanta coisa. Conheci os melhores amigos que alguém pode ter. Mas também aprendi que esses mesmos amigos vão embora, e eu posso contar nos dedos os que ainda falo e tenho aquele convívio de irmão.  E é isso que você precisa entender,  o fato de tudo mudar e eles sumirem não significa que não foram amigos de verdade, significa que,  as coisas mudam, a vida segue e eles vão junto. Você vai junto.

- Quando o namoro acabar, você NÃO vai morrer //  Algo que anda acontecendo muito  é gente que termina o namoro e sofre 1 ano por isso, publica indiretas no facebook o tempo todo, entra no twitter, muda o status do whats para algo depressivo e meu, isso é tão normal. Depois que ele terminou comigo, juuuuuuuuuuuuuuuuuro , demorei um ano para entender  que eu estava melhor sozinha e que a vida é linda demais para ser assim. Presa a alguém que não vale a pena. Ele foi um bom amigo, mas um bom namorado ? eu não sei ao certo. E é a partir daí, depois das dores que são inevitáveis, dos choros que são incontroláveis, que você cresce e começa a perceber que nem tudo o que parecia é.  Você amadurece, você se conhece, você entende. Cada pessoa tem o seu tempo para recuperar-se de uma desilusão sabe ? Mas vai de cada um saber quando é a hora certa de seguir em frente.  Juro, eu achei que fosse morrer :x ashasu mas não, to viva e bem, e me apaixonando de novo e de novo e de novo ..  Por que eu me permiti, tirar disso tudo bons frutos.

PS : era para ser 10 coisas, mas o post ficou grande demais. Haha
E vocês ? me contem, tem mais alguma coisa que gostariam de falar sobre isso ?
 Ah, e não esqueçam de seguir no facebooktwitter e instagram

Comentários

  1. adorei o post! só verdades mesmo que a gente parece que só aprende apanhando, rsrs

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Cara, queria ter lido esse post na oitava série. Meninas que vão ler e estão nessa fase: anotem, colem na parede do quarto, na porta da geladeira, tatuem em seus braços USAHUSAHHUSA
    Infelizmente funciona assim para a maioria das pessoas. Se tivéssemos sido avisadas, quem sabe quem seríamos hoje? ;)
    http://josyarruda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiii o post amei a perte do namoro mostrei pra uma amiga ela achou um maximo
    http://meninasperfeitas01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso, sobre a questão da oitava série: é verdade, eu não estudo mais com alguns amigos que estudava desde sempre até a 8ª, mas continuo mantendo o contato com eles e quando a gente se encontra é a mesma coisa de antes ♥
    Beijos
    Papos da Kah

    ResponderExcluir
  5. Oiii,nossa adorei o post,realmente tudo que voce selecionou é a pura verdade! Adoro blogueiras como voce cm o pé no chão e sincera noque escreve,amei o blog e estou seguindo grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Li em uma pesquisa que os nossos gostos mudam a cada a 10 anos! Adorei o post, é verdade. Hahaha Um beijo.

    www.namesmafrequencia.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sobre o último fato, infelizmente algumas pessoas idiotas ficam postando no Facebook frases mais idiotas ainda do tipo "morri por dentro". Dá vontade de puxar os cabelos!
    Adorei o post! <3

    Beijos.
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  8. Oi Lindona!!
    Seu post é muito interessante e criativo :)
    Realmente lindona nunca casamos com nosso 1º namorado kkkk..

    Beziquinhos docess

    http://drikabello.blogspot.com.br/2014/06/esmaltada-do-fim-de-semana-mohda.html

    ResponderExcluir
  9. Nossa, quantas verdades! Agora com quase 20 consigo colecionar até mais algumas haha mas sobre os namoros, é exatamente isso! Eu jurava que ia casar e viver para sempre com ele, mas de repente estávamos nos odiando. Eu pensei que ia morrer quando a gente terminou, que nunca mais ia gostar de mais ninguém e que ia sofrer por ele para sempre, se eu não morresse de tristeza. E agora to aqui, feliz, alegre e contente amando outra pessoa e nem lembro mais do outro. A gente muda demais, realmente. Eu era toda brutalzinha, do rock, até os 16 anos, e agora to bem de boa, gosto até de crochê e praticamente só ouço música nacional, que eu tanto detestava. Adoro samba e queria ser hippie hahaha olha que loucura! Nem me sinto a mesma pessoa, acho que até por isso não consigo me imaginar mais velha - porque sei que estarei totalmente diferente de novo!
    Adorei o texto!
    Um beijo!

    http://antitese.outtamind.com

    ResponderExcluir
  10. Oiie! Vim retribuir a visita e fiquei encantada com seu post, com seu jeito de escrever e com seu modo de pensar, dá vontade de para tudo e começar conversar com você! hahah
    Hoje, com 23 anos, sei bem o que esta falando dessas 5 verdades! Quando você chegar nos 20 anos, você vai ver de fato quanta coisa muda, vai entrar muitas e muitas outras verdades da vida, é vivendo e aprendendo. E a cada lição, um novo aprendizado e um nova mulher.
    Estarei sempre aqui, lendo suas histórias!
    Um beijo grande beijo da Andy!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  11. muito legal o texto e concordo com a maioria !!! Obrigada pelo comentário no blog são comentários assim que nos dão força em dias tristes, beijos e ótima semana ke

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe casou com o primeiro namorado dela, o meu pai. Mas nem todo mundo dá sorte nessa aí UAHUAH meus gostos também mudou muito de uns anos pra cá, e olha que ainda tenho 14 anos. Daí você olha o passado e se pergunta: PORQUE EU USAVA ISSO? QUE CABELO É ESSE? UAHUAHA E sobre trabalhar nova, eu trabalho sim! Não ganho muito, e nem me atrapalha nos estudos, mas é muito bom ter o seu próprio dinheiro, e ver as consequências, as coisas que a gente conquista, né? Por exemplo, agora estou focada em reformar o meu quarto, depois que juntar dinheiro pra viajar com as minhas amigas quando me formar. É bom a gente ter nossos planos pessoais, e realizar nossos sonhos devagar, e amo poder gastar meu dinheiro, sem ter que pedir pros pais, é muito bom! UAHUAH

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Muita verdade aqui ihihihi


    Muuuuuito obrigada minha linda! Vou seguir o teu blog :)

    ResponderExcluir
  14. São conselhos reais que quase ninguém nunca dá. O primeiro, especialmente, é muuuita verdade. Adorei a postagem, sério. ^^
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  15. Quantas verdades em um só post! Verdade que quando o namoro acabar não vamos morrer. Verdade que os amigos da oitava série, muitos vão se afastar de você, isso é normal. Verdade que a vontade de ser independente é grande. Ah, flor realmente essas coisas acontecem... E quer saber? No fundo no fundo a gente sabe! Amei o post, muito bem escrito!
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  16. Achei muito legal, tem coisas que se parem comigo e outras que são totalmente diferentes, gosteiiiiiii. Gostei também do seu blog, os conteúdos são bons, estou seguindo!

    Vem vê este post, fiz recentemente e gostaria muitooo de saber sua opinião.
    http://www.elaecrista.com/2014/06/maquiagens-monster-high.html

    ResponderExcluir
  17. Oh que querida obrigada *_* Nem sei o que dizer, ainda bem que gostaste do meu blog fico super feliz :))
    Txii tao verdade esses conselhos :P
    Segui :))

    ResponderExcluir
  18. Adorei! ótimos conselhos
    o primeiro e o ultimo são totalmente verdades! a gente não morre, cresce.
    é verdade que com o tempo o nosso gosto vai mudando e que os amigos 'eternos' também se vão
    beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/
    p.s: amei o blog ♥

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Só li verdades!

    Seu blog é muitoamô <33 Já tô seguindo!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. ''Você não vai casar com o seu primeiro namorado'' Acabei de levar um pé na bunda do meu segundo e era com certeza o melhor cara do mundo, SOCORRO. Mas to bem, to me amando, to zen.
    Eu também odeio frango!! E mudar a cor do cabelo comecei com 05 hahahahahaha
    Eu me afastei MUITO dos meus amigos do 8º ano... Eu falo bastante com uma amiga, vamos ao cinema, saimos, dormimos uma na casa da outra... Mas o resto? Vish, só em social uma vez por ano! E olha que todo mundo mora perto ein...
    Beijo sumida! <333
    Ju Charan
    ganheiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Verdades que, mesmo você falando aí, quem ainda não viveu, não vai entender.
    Só aprendemos depois de ter vivido, ter quebrado a cara, ter experimentado! Faz parte.
    O problema da vida é que precisa ser vivida. Simples assim.

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  22. HAHAH GENTE, AMEI ESSE POST! Eu deveria ter lido isso com meus 15 anos... Ou talvez nem ia fazer tanta diferença, porque são coisas que a gente aprende com a vida, sabe? Vem junto com a maturidade e algumas cicatrizes no coração hahhaah
    Enfim, faça a continuidade do post com as outras 5 coisas :D
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  23. Amei tudo nesse post...O jeito que você escreve é uma amor!Eu fiz 15 anos agora e já tô com uma confusão tremenda na minha cabeça...Mas bom saber que isso é normal :)
    Gostei do seu blog...As dicas,tudo!
    Beijos da Bia!♥♥♥
    http://www.strelateen.com/

    ResponderExcluir
  24. nossa tudo é totalmente verdade, teria sido mais fácil se tivesse tido um post assim ao invés de descobrir quebrando a cara kk
    http://blogmudancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Sobre o primeiro tema, eu ainda duvido. Conheço quem casou e está feliz com o primeiro namorado, sei lá acho que isso é questão de combinar mesmo sabe? Eu por exemplo só tive um namorado, namoramos por 5 anos e meio, iríamos fazer 6 anos em agosto desse ano. Nós terminamos, mas tem algo entre nós que nenhum dos dois consegue namorar mais ninguém e nunca perdemos o contato. No começo eu sofri muito mas depois percebi que não tem jeito a gente combina tanto que a gente nunca vai perder o contato mesmo se não ficarmos juntos. Ainda o apresento como namorado pelo ciumes que tenho e ele também, sei lá amor é muito complicado hahaha

    Grande beijo
    Vem me visitar?
    Uma noite em Paris

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do post :D

    R: Awwww muito obrigada pelo comentário *-*

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  27. Assim, tão verdade que às vezes chega a doer. Eu posso dizer que me identifico com todas as cinco verdades. Meu primeiro namorado foi um filho mal amado de uma mãe e HELL NO, eu não irei casar com ele (provavelmente). Quando eu era mais nova, era louca pra ter cabelo enrolado e agora que ele resolveu "cachear" ou "virar juba", tanto faz, eu às vezes me canso dele. E eu mal fiz dezoito e mudei a cor dele (só fiz ombre hair, mas pretendo cortar uns quatro dedos, só para ele armar mais também! Revoltei). Eu sinto vontade de morar sozinha, de ter minha própria casa a cada dois segundos, principalmente agora que estou morando fora e quando vou no shopping e vejo aquelas lojas de móveis com conjuntos de quarto, sala e eu infarto. Tive sorte quanto aos amigos. Na verdade, eu sou uma das que somem. Mas meus amigos mais fiéis e que eu realmente me importo eu sempre procuro saber deles, ou então os vejo por ai e o papo continua o de sempre. Só quando a amizade não era consistente que não fica legal. Mas é igual você comentou: as coisas mudam, as pessoas mudam, gostos mudam. By the way, eu não gostava de cerveja... Agora, haha. E por último: uma coisa que minha mãe sempre me disse: "você não nasceu com a pessoa, não é porque está sem que vai morrer". É isso aí. Seu post é lindo e seu blog continua cada dia melhor <3 ótimo recomeço (embora eu não o tenha visto anteriormente).

    Beijinhos, Um Blog Qualquer

    ResponderExcluir
  28. Concordo com tudo. Pena que a gente só aprende isso depois de um tempo né? Hoje em dia não falo com quase nenhum dos meus amigos da 8ª série, e nem faço tanta questão assim sabe? Só achei que nossa amizade iria durar mais tempo, mas ok. Sempre me imaginei casando com meu primeiro namorado. Hoje, não pretendo casar tão cedo hahah Terminar é ruim mesmo, mas não é o fim. As coisas mudam mesmo e a gente cresce. Acho que essa é a questão né? Crescer! E também parar de dar valor exagerado a pequenas coisas e a quem não merece! Adorei seu post, muito bom mesmo. ♥
    Um super beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Great post dear!! I agree with you in all those things!

    XOXO!

    ResponderExcluir
  30. Hahahahahha... eu já passei pelos 5 e posso garantir: é verdade! Hahahaha
    Bjs



    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei! Muita coisa aí eu já sabia, pois, assim como você, sou a que dá conselhos. Meus amigos mudaram muito, essa é a maior verdade.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Tudo isso é muito verdade flor, apesar que cada um é diferente e as pessoas acabam enfrentando os problemas de formas muito particulares e as vezes bem diferentes da forma que enfrentamos os nossos.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Eu conheço uma moça que casou com o primeiro namorado, socorro! Mas só uma... E mesmo assim terminaram anos depois. Eu concordo com isso dos gostos e principalmente com a parte do cabelo! AHAHAHAH É uma pena que nem todo entenda isso, né? Acha que só porque você gostou de coisa x por tantos anos, você precisa gostar pra sempre.
    Isso dos amigos é muito verdadeiro. Eu até converso, mas não sei considero alguns como considerava antes...
    86Diamonds

    ResponderExcluir
  34. Entendo como é só saber se expressar na música ou na escrita, mas quem se importa, não é? Às vezes é até melhor.

    Nunca namorei sério na vida e nem pretendo tão cedo, justamente por saber que namorinhos assim aos quinze, nunca dão certo.

    Sobre os gostos, é exatamente o que está acontecendo comigo, mas quando digo exatamente, é exatamente, desde a parte do rock, até a rebeldia., Isso inclui a parte do frango. >.<

    Eu nunca fui independente ou responsável, muito pelo contrário.

    Realmente, depois do 9º ano todos os melhores amigos que fiz sde dispersaram e eu raramente falo com eles. É triste, mas não tem jeito.

    Acho que ninguém nunca morre por término de namoro, mas as pessoas tendem a dar mais drama do que a situação exige. Tudo passa, tudo muda, tudo evolui. Não dá pra dar tudo certo 100% do tempo, não é?

    Muito legal o post, de verdade <3

    Kisses ~ || Quinze Outonos

    ResponderExcluir
  35. Adorei seu texto e concordo com tudo,tenho 26 anos e sei bem do que vc está falando!beijos

    http://www.vanessaquirino.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo, é ja faz um tempo que eu percebi que a gente muda mesmo e não tem nada de errado com isso, e cara, que saudade da minha oitava série, o melhor ano da minha vida, sem duvida, o terceiro colegial foi o pior. Aliás, hey, fiz mechas azuis no cabelo esse ano kk Minha mãe não me permite ter muita independência, ela acha que eu tenho que ser independente do jeito dela, e, alo, isso não seria ser independente. Não tive um namorado pra, provar das outras duas, mas tenho essa consciência bem clara na minha cabeça. Ótimo post.

    http://artedeviver-be.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. gostei muito :D
    segui o teu blog :)
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Oi lindaaaa, obrigada pela visita lá no blog, e já tô seguindo de volta *-*
    E sobre o post, tuudo verdade! hahah, tô fazendo 8ª série e tenho certeza que meus amigos da 8ª série não serão meus amigos do ensino médio! ;'(

    tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br
    Instagram - @samaralima_03

    Beijooos ♥♥

    ResponderExcluir
  39. Realmente tudo isso é verdade! Eu amei o post, sem mais *-*
    Muito sucesso com o blog meu amor, um beijo ♥
    Blog Isa e Dani / Fan Page do Blog / Twitter


    ResponderExcluir
  40. Super verdade, só a parte dos amigos da oitava série não é o mesmo pra mim, porque eu estudo com meus melhores amigos desde a quinta série!! ♥
    Bejokaaaa
    www.maniadebruna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. com certeza, tudo faz sentido mas eu tenho amigas que desda 5ª serie que estão comigo até hoje somos inseparáveis... mas outros realmente se foram, mas é aquilo que dizem se é de verdade, não importa onde/quando a gente for a amizade vai continuar :)
    http://expressofelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Concordo com você em algumas coisa mas em outras não, eu ainda tenho amigos deis do fundamental. Você certamente estragou todos meus sonhos de casar com o meu primeiro namorado. Mas ok, superamos. Amei seu post.
    pensamentosdefabs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. "Quando o namoro acabar, você NÃO vai morrer" precisava saber disso mesmo >__< eu sou dramática demais, quando coisas assim acontecem comigo eu tenho um treco.

    A minha cor de cabelo sempre foi a mesma (preto), até agora a unica coisa que fiz foi escurecer e deixar mais preto ainda xDD vale? Mas eu já quis pintar de rosa e a minha cabeleireira ficou falando que meu cabelo ia quebrar de tao ruim que era ai eu desisti '-'

    Atéé ^__^ amei o blog
    http://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Concordo com tudo o que você disse, to com 17 quase 18 e também tive a fase rebelde aos 15/16 e me afastei de Deus na época também. Tudo que você escreveu é exatamente como eu, ou como eu falo, ou como vivi. Demorei um ano para superar meu ultimo e unico relacionamento também! Por que insistimos em algo que não é para nós por tanto tempo né? Aiai

    http://girlsmachine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. concordo com tuuuuudo!
    realmente vamos mudar, e muuuito, vamos odiar coisa que amamos hoje, e nos perguntar onde estávamos com a cabeça quando gostávamos disso.
    não vamos morrer de amores, e com certeza não vamos casar com nosso primeiro namorado!
    guriiia, adorei o post! *o*
    fã do Nicholas? não acredito! ♥
    ele é perfeito né? *-------------*
    beeeeijos,
    http://tudonodup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Nunca vi tanta verdade em um unico post, haha. Serio me identifiquei com a maioria e voce disse tanta coisa que se encaixa aqui.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  47. Heey! concordo com muita coisa nesse post, os amigos da 8 série n vao ser os amigos do ensino médio , e pior que e assim msm .

    já estou seguindo também como Lolita Menezes D

    Beijos: the-mysticfalls.blogspot.com.br (Viste sempre que puder ? )

    ResponderExcluir
  48. Concordo com tudo isso! E sobre sobre os amigo da 8º série não continuarem sendo teus amigos no ensino médio é a verdade, esse ano estou passando por isso, ano passado eramos bem poucos, apenas 7, mas agora, só converso com uma colega minha! :/
    Beijos, Luiane.
    Ah, estou seguindo o blog, muito lindo e ótimas postagens! ♥

    www.investeguria.com

    ResponderExcluir
  49. Saudades dos meus amigos da 8ª e do ensino médio =/

    Check it out → http://blogdamarjoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. nossa, já passei por essas mudanças, seria bom se eu tivesse visto tudo isso antes, kkkkkkkk, é sempre assim, no começo assusta, mais uma hora se conforma.
    http://blogdapameladias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário